15 CURIOSIDADES SOBRE "O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN" VEJA!

http://lella.files.wordpress.com/2009/11/brokeback-mountain.jpg

um dos longas mais ovacionados pela crítica especializada - e não menos querido pelo público. Confira! 

1. O Segredo de Brokeback Mountain (título original: Brokeback Mountain) é um filme estadunidense e canadense de 2005, do gênero romance dramático, que retrata o complexo relacionamento romântico de um casal de homens na Região Oeste dos EUA, entre 1963 e 1981. 

2. Tem como protagonistas os atores Heath Ledger e Jake Gyllenhaal. Conta ainda com Anne Hathaway e Michelle Williams no elenco.

3. O filme foi dirigido pelo cineasta Taiwanês Ang Lee, a partir de um roteiro escrito por Diana Ossana e Larry McMurtry no final da década de 1990, adaptado do conto homônimo de Annie Proulx. 

4. O pôster do filme foi inspirado no de Titanic, após o produtor James Schamus ter pesquisado os postêres dos cinquenta filmes que considera os "mais românticos de todos os tempos". 

5. Venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza, além dos prêmios BAFTA, Globo de Ouro e Independent Spirit Awards de melhor filme e direção, além do reconhecimento de outras organizações e festivais. 

6. Recebeu o maior número de indicações na 78ª edição do Oscar (oito), recebendo três: melhor direção, roteiro adaptado e trilha-sonora. O filme era considerado o favorito na disputa pelo prêmio de melhor filme, mas acabou perdendo para Crash. 

7. Ao sair de cartaz, O Segredo de Brokeback Mountain conquistou o oitavo lugar na lista dos filmes românticos de drama de maior bilheteria de todos os tempos.

http://avidaeumpalco.com/wp-content/uploads/2008/12/brokeback-mountain.jpg

8. Narra a história de Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis del Mar (Heath Ledger), dois jovens vaqueiros que se conhecem e se apaixonam em 1963, enquanto trabalham juntos em um serviço de pastoreamento de ovelhas na fictícia montanha de Brokeback, no Wyoming. O filme documenta o complexo relacionamento emocional, sexual e romântico que eles passam a ter no curso de dezoito anos. 

9. O papel de Ennis foi oferecido a Mark Wahlberg, que declarou ter recusado a oportunidade porque estava "um pouco assustado" com a temática e com as cenas de sexo. Heath Ledger assumiu o personagem. 

10. O filme rendeu a Heath Ledger e Jake Gyllenhaal indicações ao Oscar nas categorias de melhor ator e melhor ator coadjuvante, respectivamente. Nenhum, infelizmente, levou a estatueta. 

11. A trilha sonora original do filme foi composta pelo argentino Gustavo Santaolalla, que conquistou o Oscar e o Globo de Ouro por seu trabalho. 

12. O Segredo de Brokeback Mountain levou apenas dois meses para ser filmado, entre os dias 14 de junho.

http://insightpublicidade.files.wordpress.com/2008/04/beijo-brokeback-mountain7g.jpg

13. O filme de Ang Lee foi duramente censurado em diversos países. Pra se ter uma ideia, na República das Bahamas, O Segredo de Brokeback Mountain foi proibido em decisão feita pelo Escritório de Controle do país, que justificou o ato porque o filme contém "cenas extremas de homossexualidade, pessoas nuas, vulgaridades que não podem trazer nenhum valor positivo ao público das Bahamas". Imediatamente surgiram protestos de grupos homossexuais no país caribenho. 

14. O filme ganhou o MTV Movie Award de Melhor Beijo (Ledger-Gyllenhaal). Esta é a segunda vez em que um casal de homens recebe o prêmio desde que este foi instituído. E mais: foi eleito, com quase 38% dos votos, o "filme mais romântico de 2005" no site Box Office Mojo 

15. Durante as filmagens Heath Ledger iniciou um relacionamento de mais de dois anos com Michelle Williams, que acabou se tornando a mãe de Matilda Rose, sua única filha. Jake Gyllenhall é o padrinho da menina. Comente!
COMPARTILHAR:

+1

0 Comentario "15 CURIOSIDADES SOBRE "O SEGREDO DE BROKEBACK MOUNTAIN" VEJA!"

Postar um comentário